Sextas no Trasladário

dos Arcos ó!

Às Sextas no Trasladário

 

                  Vinho Tinto

O Trasladário é um espaço de eleição nos Arcos. Sempre foi lugar de passagem entre as duas margens do Vez. Daí lhe vem o nome! Já foi sítio de feira quinzenal, foi e é palco de carnavais, festas do concelho e outras romarias, e continua a ser um local edílico para os Arcuenses, para os visitantes e para os passantes. Aqui se situa desde Janeiro o “ESPAÇO VINHOS & SABORES”.

Este espaço foi mandado construir pelo Município de Arcos de Valdevez, atribuindo a sua exploração à AVVEZ – Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez. Aqui são promovidos, degustados e comercializados os produtos do artesanato alimentar local e os Vinhos de Arcos de Valdevez. 

Os produtos de Arcos de Valdevez diferenciam-se dos seus similares pela sua origem. As características do território, os seus solos de origem granítica, a sua exposição a sul e nascente, a sua protecção dos ventos marítimos, a sua pluviosidade elevada e as suas elevadas amplitudes térmicas dão aos produtos de origem agrícola características distintivas, inclusive dos seus vizinhos. E isso é bem explicado e percebido neste espaço que também é um Centro de Interpretação e uma espécie de museu de aromas, sabores e tradições disponibilizados de uma forma contemporânea.

Para além disso, desde 26 de Junho, todas as semanas, às sextas-feiras, depois das 18h30, no “ESPAÇO VINHOS & SABORES”, decorrem iniciativas de promoção/degustação dos produtos dos Associados da AVVEZ. Em cada iniciativa um ou mais Produtores dão a conhecer os seus produtos nas mais variadas harmonizações, por vezes em algumas combinações improváveis!

O conceito proposto é desfrutar de uma “happyhour”, depois de um dia e uma semana de trabalho, descontraidamente e em amena cavaqueira, em partilha com colegas, amigos ou familiares, uma nova experiência, degustando um produto diferente, uma nova combinação de paladares, um novo casamento de vinhos & sabores.

Pode acontecer que as combinações improváveis possam raiar o inusitado, combinando com arte e cultura. Quem sabe? ”ÀS SEXTAS no TRASLADÁRIO”, será sempre agradavelmente surpreendente, sempre com carinho e simpatia.

O ambiente é harmonioso, resultado de um cuidado trabalho da Arquitecta Filipa Gomes, e a música ambiente, cuidada. O espaço começa a ser pequeno, mas as horas são longas até ao fecho.

Ah… e muito importante nos tempos que correm: com toda a garantia das medidas de higiene e segurança do espaço.

Visite, no Campo do Trasladário!

O Vinho Verde é único no mundo. Naturalmente leve e fresco, produzido no território entre os rios Douro e Minho, no noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. Berço das carismáticas castas loureiro e alvarinho e produtora de vinhos de lote únicos, a Região dos Vinhos Verdes oferece um conjunto ímpar de vinhos muito gastronómicos.”

Jelly Cristiana

Sextas no Trasladário

Nesta terra, onde as castas vinhão e loureiro são rainhas, o vinho é o parceiro inseparável do turismo e de uma gastronomia repleta de sabores tradicionais. O vinho, as quintas e os produtores são motivo de investimento e de fruição de uma terra com um vasto e rico património histórico, cultural e natural. No coração do Alto Minho, a menos de 1 hora do Porto e de Vigo, com 450 km2 e 22500 habitantes, é atravessado pelo Rio Vez e está inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Pertence à região demarcada dos Vinhos Verdes, Sub-Região do Lima. Os terroirs sofrem a influência do vale do Lima e do vale do Vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Main Menu